domingo, 23 de outubro de 2011

Bolo de banana

Aprendi essa massa vendo tv, o Edu Guedes estava fazendo um bolo com frutas vermelhas (há muito tempo atrás), eu achei interessante e resolvi fazer com banana e calda de açúcar mascavo, adorei o resultado!
Hoje reunindo os ingredientes, reparei que o açúcar mascavo acabou... 
Mas eu comprei bananas tão bonitas e estava com vontade de comer esse bolo... Não me entreguei e resolvi fazer com açúcar refinado mesmo!
Ingredientes
5 bananas médias 
12 colheres de sopa de açúcar refinado ou mascavo
200 ml de água
2 xícaras de chá de trigo
1 xícara de chá de açúcar 
2 ovos
150ml (1 xícara de café) de leite
1 colher de sopa de fermento
Modo de fazer
Unte e enfarinhe a forma, corte as bananas ao meio e forre o fundo da forma, em seguida dissolva as 12 colheres de açúcar na água e despeje por cima das bananas.



Na batedeira coloque os ovos, leite, a xícara de açúcar, o trigo e bata até misturar bem, por último misture o fermento lentamente, a mistura fica bem consistente.
E essa massa é assim mesmo, sem nada de gordura! =D

Coloque a massa em cima das bananas na forma.

Asse em forno médio 205ºC  por 40 minutos. Espete com um palito, se ele sair seco tá pronto! Desligue o forno e deixe o bolo lá mais 10 minutos para que não “abaixe”, abra o forno e deixe assim mais 10 minutos, em seguida desenforme.



Vc pode usar essa massa com outras frutas se desejar, ela é coringa! 
Ficou bom mesmo com açúcar refinado! Mas sem dúvida o mascavo dá um gostinho especial! A dica é: tenha coragem de substituir ingredientes se preciso for, vc pode decobrir novos sabores!!!
E agora vou aproveitar esse lindo final de dia para tomar um mate bem caprichado!!!
Boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário